Qual o momento ideal da revisão automotiva?

Qual o momento ideal da revisão automotiva?

Manter o veículo bem conservado é o desejo de muitos motoristas, mas, para isso, é preciso realizar a revisão automotiva. Saiba quando fazer isso!

A revisão automotiva é parecida com a manutenção preventiva, em que se responsabiliza pela verificação de uma série de itens essenciais para o funcionamento do carro. Essa é uma forma de se certificar de que o seu carro está em dia com as recomendações do fabricante. Mas será que existe um momento ideal para realizar essa revisão? Confira!

Leia mais: Por que fazer a revisão do carro periodicamente?

O que é uma revisão automotiva?

Inicialmente, é importante explicar que a revisão automotiva é uma prática periódica para verificar o desgaste do carro de maneira geral. Dessa maneira, o motorista toma ciência sobre a situação de uso de peças que são essenciais para o funcionamento adequado do veículo e realiza as ações necessárias, como troca ou manutenção, antes de quebrarem. De forma geral, você economiza dinheiro e diminui os riscos do carro te deixar na mão.

Após um determinado tempo de uso, o dono do carro deve levar o seu veículo a um mecânico de confiança ou à concessionária em que o carro foi comprado para realizar os reparos necessários. Porém, antes desses reparos, surge a revisão, que é a inspeção geral dos circuitos, peças e sistemas do automóvel para saber se estão operando regularmente.

Podemos afirmar que esse cuidado é capaz de garantir o desempenho do carro e evitar o desgaste das peças de forma prematura. Sendo assim, a revisão automotiva assegura que o tempo de uso, gasto com reparações e segurança sejam melhor aproveitados.

Alguns itens conferidos nesta revisão são:

  1. Motor e embreagem

  2. Freios e câmbio

  3. Suspensão

  4. Bateria

  5. Pneus

  6. Ar-condicionado

  7. Sistema de arrefecimento

  8. Filtro de ar e filtro de combustível

  9. Velas

  10. Iluminação (faróis e lanternas)

  11. Radiador

  12. Sistema elétrico em geral (arranque, fusíveis etc.)

Confira: Dicas para dirigir com segurança!

Quando devo realizar a revisão automotiva no meu carro?

De modo geral, a revisão automotiva deve ser realizada a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados — isso depende de qual marca você atingiu primeiro. No entanto, o prazo adequado está presente no manual do proprietário do carro. Nesse material, você vai encontrar todos os detalhes sobre o modelo em questão.

Se você pretende comprar um carro novo, tenha bastante atenção às revisões obrigatórias, pois elas são necessárias para não perder a garantia de fábrica. Além disso, a quantidade de idas à concessionária varia com base na montadora — e por isso é importante se informar o quanto antes e se planejar para isso.

É essencial destacar ainda que, por mais que o carro esteja parado por muito tempo, é crucial realizar a revisão automotiva. Afinal, alguns itens, como o óleo do motor, possuem um prazo de validade.

Inclusive, na situação contrária, em que o veículo é usado com muita frequência — carros de frota ou que enfrentam poeira e estradas esburacadas —, a visita à oficina pode ser antes dos critérios mencionados acima, a cada 6 meses ou 10 mil km. Cabe ao motorista prestar atenção nos sinais de problemas, como a trepidação nos pneus, que indica a falta de balanceamento, por exemplo.

Saiba mais: Quando fazer alinhamento e balanceamento?

Outro ponto importante é que existem variações de peça e de montadora, o que prejudica alguns motoristas a entenderem quando fazer a revisão do carro. Veja, a seguir, uma lista que apresenta uma quilometragem média para revisar cada elemento do carro:

  • Alinhamento e balanceamento: a cada 10 mil km.

  • Filtros do ar do motor, de combustível e do ar-condicionado: a cada 15 mil km.

  • Fluído do freio e substituição das velas de ignição: a cada 20 km.

A importância de fazer a revisão automotiva com frequência

Além de evitar as dores de cabeça enquanto você utiliza seu carro, a revisão automotiva é uma grande aliada na preservação das peças. O óleo do motor é um exemplo, pois serve para evitar que o atrito entre as peças internas cause um desgaste excessivo. Você sabia que rodar com o óleo vencido contribui para acelerar a desvalorização do veículo? A revisão do carro evita esse cenário!

Outro exemplo que pode te ajudar a compreender melhor a importância de manter uma regularidade na revisão de carros são os filtros de ar. Eles impedem que as impurezas no oxigênio entrem nos coletores de admissão do motor. Em algum momento no futuro, isso pode resultar no entupimento de algumas válvulas.

Como principal consequência disso, o desempenho e o consumo podem piorar, e isso faz com que você gaste mais do que o planejado com combustível. No ambiente rural ou em cidades com muita poeira, o indicado é realizar a revisão desse item a cada 5 mil km rodados.

O sistema de freios, por sua vez, conta com componentes que se desgastam ao longo do tempo e exigem trocas periódicas. Este é, inclusive, o caso de pastilhas, discos, pinças e fluidos. Recomendamos, então, que a substituição das peças seja feita por um profissional, de modo que o sistema não sofra algum dano e você consiga dirigir com segurança.

Descubra: Qual o tipo de combustível ideal para o meu carro?

Agora que você sabe quando realizar a revisão automotiva do seu carro, conheça o Consórcio Nacional Volkswagen e compre o carro dos seus sonhos!

Conte com o Consórcio Nacional Volkswagen para comprar o seu carro!

O Consórcio Nacional Volkswagen é a melhor opção para você comprar o seu carro! Com o CNVW, você tem à sua disposição os modelos mais conhecidos do país, como o Gol, Polo, Voyage, Nivus, Taos, T-Cross, Amarok e muito mais!

Ao investir nessa opção, você pode aproveitar uma exclusividade do CNVW: garantia Volkswagen! Essa garantia faz toda a diferença na sua compra, além de contar com uma montadora altamente respeitada no Brasil.

Aproveite todos os benefícios do Consórcio Volkswagen na hora de comprar ou trocar de carro e simule agora o seu plano perfeito!