Principais consequências do combustível adulterado

Principais consequências do combustível adulterado

Com os aumentos de preços dos combustíveis, a maioria dos motoristas buscam os postos que oferecem os valores mais baratos. Fazer uma pesquisa de preço é sempre a prática mais indicada, contudo, é importante se manter alerta quanto à qualidade do combustível. Nem sempre o valor cobrado em um local estará baixo em razão de alguma promoção.

Você pode, na verdade, estar diante de um combustível adulterado. Nesse sentido, o local com maior preço não garante qualidade, mas também você deve estar atento aos lugares com preços muito abaixo da média do mercado.

Você conhece as consequências de abastecer o seu carro com um combustível falso? É sobre isso que falaremos a seguir!

Tipos de combustível adulterado mais comuns

Alguns golpes envolvendo combustível adulterado são mais comuns do que outros. A adulteração mais frequente na gasolina é quando ocorre a mistura de etanol anidro acima do limite que é permitido por lei. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o percentual obrigatório é de 27% na gasolina comum e 25% na gasolina premium, com uma média de 1% de tolerância.

No caso do etanol, também podemos encontrar misturas proibidas, a exemplo da adição de metanol ou água em excesso. Um destaque importante é que o etanol é hidratado, ao contrário do que ocorre com o etanol anidro presente na gasolina. A ANP regula este limite de água no etanol hidratado a cerca de 8%.

Nos dois combustíveis ainda podemos encontrar outros tipos de substâncias proibidas que prejudicam o funcionamento adequado do motor, além de aumentar o consumo e causar outros problemas como o desgaste de componentes internos e a perda total do motor.

O que acontece com o carro abastecido com combustível adulterado?

A partir do momento em que o carro é abastecido com combustível adulterado, a maioria dos motoristas não percebe uma diferença gritante no funcionamento. Afinal, o novo combustível se mistura com o que já estava no tanque e, se estiver com um combustível bom, os efeitos podem não ser tão negativos como o esperado.

Por outro lado, se o tanque estiver vazio e o combustível for de má qualidade, algumas consequências serão nítidas, e trouxemos alguns exemplos a seguir.

Queda de performance com combustível adulterado

A principal consequência do combustível adulterado é a perda de potência do motor, e isso costuma acontecer em casos graves. Na prática, isso significa que o carro engasga, perde a marcha-lenta e fica fraco. Isso demonstra como é importante estar atento ao funcionamento do carro antes e depois do abastecimento em um posto que você não conhece. Se o carro parecer menos potente, leve-o até uma oficina confiável e veja o que fazer.

Ruídos incomuns

Se você está ouvindo um ruído no carro que não é comum, saiba que isso pode ter acontecido após abastecer o veículo com um combustível adulterado. Com a gasolina adulterada, o mais comum é um ruído na pré-ignição. Isso vai acontecer nos arranques, retomadas, saídas e em subidas, quando o motor é exigido com força.

Luz no painel

Nos carros que possuem injeção eletrônica de combustível, uma luz amarela de um motor pode acender no painel. Nessa situação, o indicado é levar o veículo a uma oficina, de modo a identificar se o problema tem relação com um combustível adulterado ou não. Caso este seja o problema, o tanque é esvaziado e abastecido com combustível de qualidade.

Aumento do consumo

Se o combustível adulterado possui adição de etanol acima do limite permitido, ou água acima do limite no etanol hidratado, as consequências são sutis, em especial nos carros com tecnologia flexfuel —que funcionam com gasolina ou etanol.

Neste cenário, o principal problema é o aumento do consumo de combustível. Então, você deve ficar atento ao medidor de consumo médio do computador de bordo. Se você não tem isso, registre a quilometragem após abastecer.

Diante do aumento de consumo, com certeza, o combustível certamente não seguia as especificações da ANP. O uso de gasolina adulterada traz diversos problemas para o seu veículo, como nas velas de ignição, bomba e filtro de combustível.

Óleo contaminado

Por fim, a última consequência do abastecimento com combustível adulterado é o óleo contaminado. Isso acontece em casos mais graves, ocasionando corrosão interna nos componentes do motor e contaminando o óleo lubrificante.

Conhecer os riscos do combustível adulterado é o primeiro passo para adquirir o seu carro. Mas como você vai comprar o seu veículo? Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen!

O Consórcio Nacional Volkswagen te ajuda a comprar o carro dos seus sonhos!

O consórcio está sendo uma das modalidades de crédito mais escolhidas pelos brasileiros na hora de comprar o carro dos sonhos. Isso porque o consórcio é uma opção acessível, sem entrada e sem juros para adquirir o automóvel dos seus sonhos!

Nessa modalidade, você entra em um grupo composto que pessoas têm o mesmo objetivo que o seu (como a compra de um veículo popular). Assim, todos devem contribuir mensalmente com uma determinada quantia para formar o Fundo Comum. Este fundo poderá ser usado por todos, sendo escolhida pelo menos uma pessoa por mês para isso.

No caso da Volkswagen, você pode adquirir com o nosso consórcio os carros mais populares, como o Polo, Gol, Nivus, o T-Cross e o Taos. Já se imaginou com algum desses veículos?

Simule e compre o carro dos seus sonhos!