5 vantagens do consórcio de automóvel

5 vantagens do consórcio de automóvel

O consórcio de automóvel funciona como um grupo que concorda em parcelar as prestações de um carro, sem precisar pagar os juros (que são comuns em compras parceladas).

Todo mês, uma das pessoas que paga as prestações regulares pode comprar um carro, pois é contemplada no consórcio. A contemplação pelo consórcio pode ser feita por lances, por sorteio ou ao final de todas as parcelas, quando todos os contribuintes não ganhadores receberem a carta de crédito.

Escolher o consórcio de automóvel como modalidade de compra é a melhor maneira de adquirir seu bem com mais facilidade. Mas as vantagens do consórcio vão muito além, acredite. Neste artigo, confira as razões que te levam a participar do consórcio de automóveis.

5 vantagens do Consórcio de Automóvel para os brasileiros

Com o consórcio de automóvel é muito mais fácil comprar um carro, principalmente se comparar às possibilidades de outros métodos de compra. Com ele, é possível comprar automóveis novos e seminovos.

No consórcio, você pode fazer um planejamento de longo prazo e não pagará juros. Apesar da popularidade do financiamento de automóvel como opção de compra parcelada, o consórcio de automóvel pode ser a opção de pagamento ideal para seu perfil e necessidades financeiras. A seguir, destacamos as vantagens desta modalidade, confira:

1. O consórcio de automóvel te ajuda a planejar a compra!

Pensando na sua saúde financeira, uma das lições mais importantes é planejar uma compra. Desse jeito, você não corre o risco de perder dinheiro com aplicações mal pensadas. Ainda mais em se tratando de automóvel. O mais recomendado é não fazer uma compra de um dia para o outro. Afinal, aquele sentimento de urgência, muitas vezes, é o que impede escolhas inteligentes e com bom custo-benefício.

Por outro lado, no consórcio de automóvel, tem a possibilidade de você começar a pagar as parcelas e receber a carta contemplada ou aumentar as chances de fazer um lance no momento certo.

2. Administradora sempre ao seu lado

As burocracias não são comuns no consórcio de automóvel. Inclusive, o fato de não ter entrada já é um grande facilitador para suas conquistas.

A carta de crédito contemplada garante ao consorciado o apoio da administradora do consórcio para o processo de compra. Assim, o valor do carro é transferido para o proprietário ou agência sem intermediações que podem demandar tempo e dinheiro.

Em um consórcio, quando o custo do carro é maior, o restante é pago à parte. No entanto, se o valor da carta de crédito for superior ao preço acordado. Sim, tudo muito simples e sem burocracia.

3. No consórcio de automóvel é possível antecipar a compra

O consórcio de automóveis é mais conhecido por contemplar os participantes por sorteio ou pelo lance. Na prática, isso significa que, se os membros do consórcio quiserem antecipar a aquisição da carta de crédito (responsável por dar acesso ao carro), eles podem optar por oferecer o lance para uma tentativa mais rápida.

Mesmo que tenham sido feitas muitas ofertas de lance, os consorciados muitas vezes concorrem ao sorteio, aumentando as chances de serem contemplados. No caso de lances, os consorciados serão contemplados quando houver o maior lance do grupo e um saldo disponível para tal realização.

Para ofertar um lance, é simples: basta calcular quantas parcelas deseja antecipar e informar à administradora no momento apropriado (que ocorre até 24 horas antes das assembleias).

4. O consórcio de automóveis ajuda no seu bolso

Uma das principais características de um consórcio é que o parcelamento não tem juros. A verdade é que o consórcio é super bom, ele une pessoas com os mesmos objetivos de compra, então elas não têm motivos para pagar juros umas às outras.

Ou seja, em um sistema de consórcio, o único custo cobrado é a taxa de administração, que custeia reuniões, impostos e outras despesas de gestão do grupo.

Para participar de um consórcio de automóveis, você só precisa pagar o pagamento inicial do consórcio. O planejamento financeiro é a ocasião mais interessante se você quiser fazer uma oferta e antecipar suas considerações que lhe darão uma carta de crédito para comprar um carro. Mas não se preocupe, um consórcio vai te ajudar a planejar suas finanças.

5. Não são cobrados juros!

O consórcio é uma modalidade de compra em que você não precisa pagar entrada e nem juros. No consórcio de automóvel, há taxas de administração, mas não precisa se preocupar com as altas taxas de juros! Todos os membros do consórcio formam uma conta poupança para financiar a compra de um carro. Dessa forma, um consórcio pode ajudá-lo a atingir seu objetivo de comprar um carro em parcelas menores do que outros tipos de crédito.

O consórcio de automóvel é garantia de investimento. Não esqueça de fazer seu consórcio com administradoras licenciadas em colaboração com o Banco do Brasil. Se quer mais segurança ao investir, não perca mais tempo: aproveite as vantagens do Consórcio Volkswagen!