É possível vender consórcio não contemplado?

É possível vender consórcio não contemplado?

Você que tem uma cota de consórcio não contemplada, esteja ela ativa ou cancelada, saiba que é possível vendê-la e recuperar o dinheiro para realizar novos investimentos no futuro. Ficou interessado no assunto? Entenda de uma vez por todas como vender consórcio não contemplado e se essa opção é interessante para o seu bolso!

Vender consórcio não contemplado: o que é e como funciona?

Você sabe o que é um consórcio não contemplado? Estamos falando de uma cota de consórcio que ainda não foi contemplada em sorteio, isto é, o titular da cota ainda não teve a carta de crédito liberada para comprar o veículo pretendido.

Vale destacar que o consórcio é uma opção de compra planejada, em que é formado um grupo de pessoas para criar uma poupança posteriormente utilizada para comprar um automóvel à vista.

Cada participante desse grupo, conhecidos como consorciados, paga uma contribuição mensal. Todo mês a administradora do consórcio realiza um sorteio para definir quem pode usar o saldo dessa poupança para a compra do carro. O contemplado recebe, então, uma carta de crédito, e por isso surgem os nomes “consórcio contemplado” e “carta de crédito contemplada”.

Leia mais: O que é ser contemplado no consórcio de automóveis?

Dessa maneira, tratando-se desse cenário, podemos afirmar que é possível vender consórcio não contemplado. Mas como isso funciona na prática?

Vender consórcio não contemplado é uma transação legal e prevista na lei dos consórcios (11.795/2008), desde que haja o repasse dos direitos e obrigações do contrato para terceiros, deve acontecer com o consentimento prévio da administradora. Quando o titular vende sua cota não contemplada, ele transfere a responsabilidade pelo pagamento das parcelas restantes.

Logo, essa é uma alternativa interessante quando o titular não pode mais pagar parcelas do consórcio e não há mais interesse em participar do grupo. Com isso, você pode evitar o endividamento e a perda do dinheiro investido até o presente.

Qualquer consorciado pode vender consórcio não contemplado?

A resposta é sim! Qualquer consorciado pode vender consórcio não contemplado, mas para que isso seja possível as parcelas devem estar em dia. Logo, se constar parcelas não pagas (ou seja, a situação de inadimplência), a administradora não libera a transferência de titularidade da cota.

Caso você esteja inadimplente, o primeiro passo é pagar as parcelas em aberto e regularizar a situação da cota. Sendo assim, aumenta-se a chance de a administradora do consórcio conceder essa transação.

Por outro lado, se você quitar a dívida com uma certa antecedência, uma boa dica é negociar com o interessado na compra da cota a possibilidade de pagar o valor pendente. No futuro, esse total será descontado do que o titular receberia. Ao seguir essa dica, o valor da venda é menor, porém, pelo menos é possível pagar a dívida e vender o consórcio com facilidade.

Confira: Planejamento financeiro para comprar um carro VW.

Passo a passo para vender consórcio não contemplado

Para vender consórcio não contemplado, saiba que o processo é bem simples. Na maioria das vezes, é possível realizar a transferência dessa cota em andamento. O ideal é que ela já tenha um percentual mínimo de 30% pago. Caso contrário, essas cotas serão de difícil negociação. Além disso, certifique-se de ter todas as informações com o extrato atualizado.

Muitas vezes o extrato detalhado só é fornecido no canal do consorciado ou na central de atendimento por telefone. Solicite com antecedência para ter esse extrato em mãos, e em posse desse documento, procure uma empresa séria para que sua cota seja avaliada.

Agora confira um passo a passo do processo de como funciona a venda de consórcio não contemplado:

  1. Escolha uma empresa idônea para comprar a sua cota.

  2. Envie o extrato atualizado da sua cota por meio do formulário.

  3. Aguarde a cotação do consórcio.

  4. Receba e analise a oferta.

  5. Caso aceite, valide essa negociação com um contrato de negócio.

  6. Com o contrato devidamente assinado, é iniciado o processo de transferência da cota.

  7. Assim que o termo de transferência é assinado e enviado para o cessionário, é programado o pagamento do cliente.

Pronto! Simples assim, você acaba de vender consórcio não contemplado e pode utilizar o dinheiro para investir em outras modalidades. Porém, tenha em mente que o consórcio é uma das melhores opções do mercado para comprar um bem de alto valor como os veículos.

Saiba mais: Como fazer transferência de carro de forma segura.

Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen!

Antes de vender consórcio não contemplado, é importante avaliar as opções que estão à sua disposição. Escolha uma administradora de confiança e que traga boas condições de pagamento para o seu bolso, como o Consórcio Volkswagen.

Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!

Com mais de 40 anos de história, o CNVW oferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:

  1. Parcelas que cabem no seu bolso

  2. Sem juros e sem burocracia

  3. Sem valor de entrada

  4. Aumentar o patrimônio

  5. Não precisa de análise de crédito para entrar no grupo

  6. Flexibilidade no uso do crédito

  7. Contribui para a sua saúde financeira a curto e longo prazo

  8. Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos

  9. Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio

  10. Compre uma cota e aguarde a sua contemplação!

Achou simples? Então, o que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!