Consórcio é uma poupança conjunta?

Consórcio é uma poupança conjunta?

O consórcio é uma modalidade de crédito popular no Brasil para comprar veículos e é conhecido como poupança conjunta, mas isso é verdade? Confira! 

O consórcio é procurado com frequência por motoristas que desejam trocar de carro ou conquistar um novo modelo. No entanto, essa modalidade de crédito ainda é amplamente confundida com outras opções disponíveis no mercado, e por isso recebe diferentes nomes, sendo um deles a poupança conjunta. Esse sinônimo está correto? É sobre isso que você vai entender a seguir!

Leia mais: Dicas de como escolher o primeiro carro

Consórcio e poupança conjunta são sinônimos?

Neste momento inicial, é preciso analisar o conceito de consórcio para definir se ele é de fato sinônimo da poupança conjunta.

O consórcio é, portanto, uma modalidade de crédito que funciona a partir da formação de grupos, compostos por pessoas (físicas ou jurídicas) que têm o mesmo objetivo, como a compra de um veículo. Mas qual o motivo de formar esses grupos? Para aproveitar a contribuição coletiva de todos os consorciados. 

Essa contribuição forma o Fundo Comum, e mensalmente é obtido o valor necessário para contemplar pelo menos uma pessoa. Então, ao menos uma pessoa pode comprar o seu tão sonhado carro por mês, e isso é decidido na assembleia e contemplação

Com base neste conceito, você consegue perceber que o consórcio é basicamente uma poupança conjunta? É por conta dessa colaboração de todos que essa modalidade recebe nomes “coletivos”, como parceria financeira ou até mesmo compra conjunta planejada.

Isso significa que não há participação de uma instituição financeira, por exemplo, resultando na ausência de juros. Os juros só são cobrados quando algum valor é emprestado, e no consórcio isso não ocorre, uma vez que o dinheiro sai do bolso dos consorciados.

Saiba mais: Consórcio tem juros? Tire suas dúvidas sobre as taxas

Como funciona o consórcio na prática? 

O consórcio também pode ser entendido como um meio de autofinanciamento, envolvendo pessoas físicas ou jurídicas que se reúnem para formar uma poupança conjunta e facilitar a compra de veículos leves ou pesados. A gestão destes grupos é realizada por administradoras de consórcios, empresas que precisam da autorização do Banco Central para funcionar, além de serem fiscalizadas por este órgão.

Na prática, os membros do grupo de consórcio pagam parcelas mensais para formar o fundo comum, permitindo a compra de bens ou serviços. Destaca-se que o prazo e a quantidade de cotas são definidas com antecedência no seu contrato. 

Sendo assim, todo mês a administradora sorteia uma parte do fundo para um ou mais participantes adquirirem o carro. Isso acontece na assembleia, momento em que os consorciados também podem dar lances e, se forem vencedores, são contemplados e recebem a carta de crédito.

A entrada de uma pessoa em um grupo ocorre a partir da assinatura do contrato de participação, em que devem estar listadas as regras do consórcio como objeto (o carro, por exemplo), prazo, quantidade de cotas, prazo dos pagamentos e taxas, além de outras informações.

Confira: Fatores para analisar antes de assinar um contrato de consórcio

Principais benefícios de contar com o consórcio ou poupança conjunta

Agora que você já entendeu como funciona o consórcio e de que forma ele se assemelha a poupança conjunta, chegamos a um momento crucial para quem está buscando um carro para comprar: os benefícios dessa modalidade. Confira a seguir as principais vantagens do consórcio! 

1. Sem cobrança de juros

Muitos motoristas deixam de comprar o carro dos sonhos porque as opções de crédito disponíveis no mercado não são tão favoráveis para o bolso, em especial pela presença de juros. E esse é um diferencial do consórcio: não há juros! Você conta aqui com outras taxas, como a taxa de administração, fundo reserva e seguro (opcional) – mas nem se comparam com os juros.

2. Não tem taxa de entrada

Outro ponto negativo dos financiamentos e empréstimos é a presença de entrada, que também não se encontra no consórcio. Para entrar em um grupo de consórcio, basta comprar a sua cota e manter as parcelas regulares. 

3. Contribui para o seu planejamento financeiro

Mais uma vantagem do consórcio é ajudar aqueles que têm dificuldade em manter a disciplina de juntar dinheiro para conquistar seu carro novo. Como estamos falando de um contrato em que você deve fazer pagamentos mensais, isso se torna uma forma de se comprometer com os valores até o final do processo.

4. Tem como acelerar a sua conquista

No consórcio, você pode ser contemplado por meio de sorteio ou lance. O lance é uma forma de antecipar o recebimento da sua carta de crédito, podendo ser um lance livre, lance fixo ou lance embutido. Essa é uma ótima estratégia para os apressadinhos que querem acelerar a compra do seu carro!

5. Parcelamento integral do valor do carro

Uma informação que nem todos sabem é que no consórcio você não precisa dar nenhum valor de entrada, como foi dito acima. Assim, ao contrário de outras opções de crédito que exigem uma entrada significativa e que pode dificultar esse processo, no consórcio você parcela 100% do valor do carro adquirido.

Ficou interessado no consórcio? Conte com o CNVW!

Conte com o Consórcio Nacional Volkswagen!

Os modelos mais queridinhos dos brasileiros podem ser adquiridos com o Consórcio Nacional Volkswagen, como o Polo, Gol, Voyage, Taos e Nivus! Com o CNVW, você aproveite os seguintes benefícios

  • Zero juros

  • Sem taxa de entrada

  • Sem surpresas no final do mês: valor fixo da parcela

  • Parcelas que cabem no seu bolso 

  • Zero burocracia

  • Não precisa de análise de crédito para entrar em um grupo 

  • Flexibilidade para escolher o carro que você quiser

  • Diversidade de modelos disponíveis na VW 

O Consórcio Nacional Volkswagen tem mais de 40 anos de tradição no mercado de consórcio. Além disso, este é o único consórcio do Brasil que possui garantia VW. Aproveite essa oportunidade para dar o primeiro passo na sua nova aquisição. 

Simule agora a sua participação em um grupo de consórcio com a Volkswagen para aproveitar parcelas que cabem no seu bolso!