Fatores para analisar antes de assinar um contrato de consórcio

Fatores para analisar antes de assinar um contrato de consórcio

Participar de um consórcio é a melhor forma de adquirir o carro dos seus sonhos. Afinal, essa modalidade de crédito é acessível e justa – trazendo como principal característica a formação de grupos com pessoas que têm o mesmo objetivo.

Por isso, veja o que analisar antes de assinar um contrato de consórcio!

O que é um contrato de consórcio?

O contrato de consórcio nada mais é do que o documento que inicia a sua jornada em um grupo formado por pessoas que têm a mesma finalidade que você: comprar um carro!

Nesse sentido, o contrato formaliza a sua entrada em um grupo e, para isso, reúne todas as informações sobre o consórcio. A importância deste documento está justamente nessa reunião de dados que facilita encontrar o nome da administradora, a quantidade de parcelas, o valor das contribuições mensais, o bem descrito e afins.

Mas o que precisa ser analisado neste contrato de consórcio?

5 elementos que você deve analisar no contrato de consórcio

Antes de assinar o seu contrato de consórcio, é necessário analisar alguns elementos neste documento para se certificar de que tudo sairá conforme a sua expectativa. Confira 5 fatores para ficar de olho em um contrato!

Dados da administradora

Inicialmente, você deve analisar os dados preenchidos da administradora. Todos os números estão corretos? Os dados de CNPJ, endereço e formas de contato? Certifique-se de que essa administradora é de confiança e capaz de te ajudar de verdade!

Fuja de administradoras fraudulentas ou com diversas ocorrências de problemas, como atraso na entrega das cartas, por exemplo. É neste momento que é válido pesquisar na internet a reputação da administradora e avaliar se ela é de confiança.

Confira o valor da carta de crédito

Uma informação que não pode faltar no seu contrato de consórcio é o valor das parcelas. Afinal, isso diz respeito à contribuição que você realiza mensalmente. Além disso, esse valor também se refere ao dinheiro que você vai ter ao final do grupo para a compra do seu veículo.

Este valor é suficiente para a compra do carro que está no seu radar? Essa é a importância de fazer uma pesquisa detalhada sobre os veículos que podem ser adquiridos – com base no seu orçamento. Avalie a relação entre o valor da carta e o carro que será comprado!

Verifique os reajustes das parcelas

Todas as parcelas do seu consórcio vão passar, eventualmente, por um reajuste. Sem essa atualização, nem todos os integrantes de um grupo poderiam comprar os seus carros. Isso porque os valores dos carros não são fixos, eles estão sujeitos à inflação e variações de mercado.

A fim de superar este problema, o valor das parcelas passam por um reajuste que está descrito no contrato de consórcio. No contrato, você deve encontrar duas informações: quando este reajuste é feito e qual o percentual levado em consideração. Com base nisso, você já pode verificar se vale a pena ou não assinar o contrato.

Verifique as modalidades de lance

No consórcio, você só pode comprar efetivamente o seu carro após ser contemplado. E isso acontece através de um sorteio ou de lance. O lance pode ser livre, fixo ou embutido – e cada uma dessas modalidades tem as suas particularidades.

No entanto, nem todos os consórcios aceitam esses tipos de lance: cada administradora adota um, mais de um ou todos eles. Essa é uma informação que pode ser encontrada no contrato de consórcio. Com isso, é possível se organizar para oferecer um lance apropriado para conquistar sua carta de crédito.

Reveja todas as cláusulas do contrato de consórcio

Por fim, a última dica que trouxemos é para você analisar todas as cláusulas presentes no contrato de consórcio (mesmo que sejam muitas). Além de verificar os dados das partes envolvidas, tipos de pagamento e formas de contemplação, você deve conferir o que o contrato diz sobre algumas situações.

As principais cláusulas são aquelas referentes à inadimplência. Isso porque, diante de algum atraso das parcelas, a administradora pode adotar alguma postura. Por exemplo, você perde o direito de participar ativamente das assembleias – que são os encontros mensais com o grupo para contemplar um ou mais consorciados.

Claro que existem outras cláusulas, pois cada contrato de consórcio é específico. Cabe a você analisar com cuidado essa parte e ver o que deve evitar ao longo do grupo.

Se você está em busca de uma administradora de confiança, saiba que o Consórcio Nacional Volkswagen é uma excelente opção!

Participe do Consórcio Nacional Volkswagen

O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!

Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.

Simule e compre o carro dos seus sonhos com o Consórcio Nacional Volkswagen!