Como a octanagem afeta a potência do motor?

Como a octanagem afeta a potência do motor?

Muitos fatores podem influenciar a potência do motor do seu carro, e um deles é a octanagem. Entenda melhor como esse fenômeno pode afetar diretamente o desempenho do seu veículo. Boa leitura!

O que é octanagem?

Vamos começar este conteúdo trazendo conceitos. Por isso, entende-se a octanagem como um índice que mede a resistência do combustível à pressão sofrida dentro da câmara de combustão do motor. Mas como isso funciona na prática? Em resumo, este índice representa quanto o motor resiste quando submetido a alguns fatores, a exemplo da mistura do ar, sob o aumento de pressão e temperatura, sem detonar.

Quanto maior for a octanagem, mais elevada será a capacidade que o combustível tem de ser comprimido, em relação a altas temperaturas, na câmara de combustão, sem ocorrer a detonação. O que indica, ainda, que quanto maior a octanagem, maior a qualidade do combustível.

Além de avaliar a octanagem, existem outras questões envolvidas quando o assunto é gasolina que é preciso estar atento. Por exemplo, é possível identificar a qualidade da gasolina com testes envolvendo a densidade dela, sendo uma relação que mede quanto há de combustível puro por litro oferecido ao motorista nos postos.

Então, qual a função da octanagem? A função deste índice é proteger o motor e melhorar seu desempenho. Os seus valores em um combustível variam bastante, porém, existe um índice mínimo para o funcionamento adequado de cada veículo.

Se os valores forem inferiores ao estabelecido, isso pode provocar a destruição do motor. Afinal, a detonação leva ao desgaste na cabeça do pistão e pode afetar os anéis de segmento, responsáveis por limpar as paredes do cilindro e isolar a câmara de combustão do cárter.

No entanto, a fim de entender melhor em relação ao papel da octanagem no seu carro, é preciso primeiro entender como funciona o motor de um carro.

Como funciona o motor de um carro?

O motor a combustão funciona, de forma simples, com explosões. Em outras palavras, essas explosões ocorrem dentro dos cilindros, local em que é comprimida a mistura de ar com o combustível. Mas essas explosões são normais? Sim! Elas são responsáveis por empurrar o pistão para baixo, o que gera a energia mecânica necessária para a movimentação de um veículo.

Desse modo, com a explosão do combustível, isso faz com que os pistões do motor sejam empurrados para baixo,trazendo a energia que o carro precisa para entrar em movimento.

Portanto, quanto maior a taxa de compressão dessa mistura, mais forte será a explosão e, como principal consequência disso, a potência do motor.

É neste momento que vemos a participação dos atuais combustíveis utilizados nos carros. Por exemplo, o óleo diesel, a gasolina e o etanol representam a fonte de energia para fazer o motor dos veículos girar através de um sistema de combustão.

Por esse motivo, a qualidade do combustível possui uma ligação direta com o motor. E se o carro for abastecido com combustível de má qualidade os prejuízos podem ser enormes. Então, dê prioridade aos postos confiáveis para abastecer o seu carro.

Ressalta-se que uma combustão de boa qualidade ocorre em progressão suave da chama por meio da câmara. Esse processo é feito à medida que o combustível é queimado. Se temos uma alta resistência do combustível à compressão, a sua capacidade de resistir em altas temperaturas dentro da câmara também será alta, sem detonação, o que resulta em um melhor desempenho do motor.

Qual a relação entre a octanagem e o funcionamento do motor?

Quanto mais potente o motor do carro, maior será a porcentagem de octanagem do combustível que utilizado. Uma notícia que merece ser destacada é que, no Brasil, a taxa de octanagem é alta na maioria das gasolinas, sejam elas comuns ou aditivadas.

Para alcançar a medida exata, é necessário ter noção sobre o que é RON, um índice que qualifica a octanagem de um combustível. As especificações seguem as recomendações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Cada carro traz no seu manual do proprietário um valor sobre a octanagem mínima da gasolina. Na maioria dos carros vendidos no Brasil, esse valor é de 92 octanas RON. É de suma importância destacar que hoje em dia a gasolina comum já possui a octanagem mínima de 97 RON – atingindo a exigência mínima dos carros.

O comportamento do combustível na câmara de combustão pode ser avaliado através do som que emite ao longo da queima, a uma certa taxa de compressão e velocidade de rotação do motor, além de outras condições padrão.

Cuidar de um carro não é uma tarefa simples. Porém, isso não significa que você não pode ter um veículo na sua garagem. Se você deseja trocar de carro ou adquirir o seu primeiro automóvel, conte com a ajuda do Consórcio Nacional Volkswagen!

Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen

Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!

Com mais de 40 anos de história, o Consórcio Nacional Volkswagen oferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:

  1. Parcelas que cabem no seu bolso

  2. Sem juros e sem burocracia

  3. Sem valor de entrada

  4. Flexibilidade no uso do crédito

  5. Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos

  6. Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio

O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!