10 mitos e verdades do consórcio

10 mitos e verdades do consórcio

Está interessado em participar do consórcio para comprar o seu carro? Então, confira 10 mitos e verdades sobre essa modalidade antes de entrar no grupo!

Por mais que o consórcio esteja se tornando uma modalidade conhecida por seus benefícios na hora de adquirir bens de alto valor, como os veículos, ainda há bastante desinformação rodeando este tema. Pensando nisso, hoje trouxemos 10 mitos e verdades dessa opção de compra planejada. Confira a seguir!

10 mitos e verdades do consórcio: conheça a modalidade

Nesse momento inicial, você deve ter em mente que o consórcio nada mais é do que uma forma compartilhada de juntar dinheiro com um objetivo em comum. Todas as pessoas do grupo formado colaboram com parcelas mensais para que se chegue ao montante desejado.

Para participar de um consórcio, a sua primeira escolha é a do plano com uma administradora responsável e autorizada pelo Banco Central (Bacen), assinando o seu contrato. Sendo assim, ao longo dos meses de duração do grupo são feitas assembleias, que permitem que um consorciado seja contemplado pelo valor da carta de crédito, ou seja, a carta que representa o valor total do plano e possibilita a compra. 

A contemplação pode acontecer através de sorteios e por lances, que são fixos, livres ou embutidos. De modo geral, o maior valor de lance vai levar a carta. A última possibilidade de ser contemplado é quanto terminam todas as mensalidades, ou seja, a quitação do valor.

Os planos de consórcio variam de acordo com a administradora, mas com o CNVW você tem até 100 meses para quitar o plano. Esse tempo é primordial para você realizar o sonho do carro próprio sem prejudicar as suas contas mensais. 

E agora sem mais delongas, vamos conhecer os mitos e verdades do consórcio

5 mitos do consórcio

1 - O consórcio não é seguro

Um dos maiores mitos do consórcio é a falta de segurança. Para que operem da forma correta, todas as administradoras devem ser regulamentadas pelo Bacen, logo, apenas empresas precisam de autorização para prestar este serviço. O Banco Central não é apenas responsável pela regularização, mas também por disciplinar os processos do sistema, fiscalizar as operações, penalizar os infratores, conceder autorização para o funcionamento e, claro, cancelar a autorização das administradoras quando conveniente.  

2 - Não há nenhuma consequência se o consorciado ficar inadimplente 

Algumas pessoas acreditam que se não contribuir regularmente todos os meses, não haverá nenhuma consequência. No entanto, saiba que aqueles que não honram as suas mensalidades não têm direito aos sorteios mensais que ocorrem na assembleia. Em resumo, não há chance de ganhar a sua carta!

3 - Demora muito para ser contemplado

O que acontece na verdade é que nessa modalidade não há promessa de contemplação, isto é, você não entra no grupo sabendo quando será contemplado. Por isso, algumas pessoas acham que isso representa uma demora. Porém, você já está concorrendo às chances de contemplação desde o momento que chega no grupo

4 - O consórcio tem muitas taxas

Nessa modalidade, você conta com poucas taxas, sendo elas a taxa administrativa, fundo comum, fundo reserva e seguro (que é opcional). A ausência de juros faz com que a sua parcela tenha um valor acessível e fixo, sem surpresas no fim do mês! 

5 - Negativados não podem participar

Por fim, o último mito que trouxemos é sobre a não participação de negativados na modalidade. Na verdade, o consórcio aceita pessoas com o nome sujo, porém, essa situação deve ser regularizada no momento da contemplação. A carta de crédito fica retida até essa situação se resolver! 

5 verdades do consórcio

1 - Consórcio é investimento 

O consórcio é um tipo de investimento, uma vez que funciona como um tipo de poupança, no qual você vai colocar mensalmente um valor e depois ter acesso ao valor total do plano. Portanto, estamos falando de uma opção mais viável do que outras alternativas para conquistar o seu carro.

2 - Consórcio não tem juros

Nessa modalidade, não há juros pois nenhum valor é emprestado e nem há uma instituição financeira por trás financiando a compra. Essa é uma verdade acompanhada de benefício: você não precisa se preocupar com valores adicionais no fim do mês! 

3 - É possível mudar o valor do crédito ao longo do contrato

Apesar de ser comum um planejamento antes de escolher o valor da carta de crédito, pode acontecer do consorciado perceber que precisa diminuir ou aumentar o valor. Mas isso depende da escolha do valor inicial. É possível fazer ajustes no valor, no entanto, existe um limite que varia de acordo com cada acordo e isso serve para não prejudicar o fundo em comum do grupo.

4 - Consórcio é mais barato que financiamento

O principal motivo que faz com que o financiamento saia mais caro do que o consórcio é a presença das suas altas taxas de juros. Além dos juros, há outros encargos que devem ser pagos que deixam ainda mais caro o valor final.

5 - O consórcio não depende apenas da sorte

Nessa modalidade, você não precisa esperar pela sorte para receber a carta de crédito: ofereça o um lance e antecipe as suas chances de contemplação. Esse lance é uma antecipação das suas parcelas em aberto e só é preciso pagar o valor desse lance se você for contemplado.

Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen

Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o CNVW é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!

Com mais de 40 anos de história, o CNVW oferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como: 

  1. Parcelas que cabem no seu bolso

  2. Sem juros e sem burocracia

  3. Sem valor de entrada

  4. Flexibilidade no uso do crédito 

  5. Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos

  6. Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio 

O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!