Financiamento ou consórcio: qual a melhor opção para comprar um carro?

Financiamento ou consórcio: qual a melhor opção para comprar um carro?

Na hora de comprar um carro, algumas modalidades de crédito são mais procuradas a fim de realizar o pagamento dessa aquisição. Apesar de o empréstimo ser uma linha de crédito antiga e bastante conhecida, o financiamento ou consórcio podem ser opções mais acessíveis para o seu bolso.

Mas, afinal, qual será a alternativa ideal para a compra do carro dos seus sonhos? É sobre isso que falaremos a seguir!

Financiamento ou consórcio: conheça o consórcio

Antes de escolher o financiamento ou consórcio, é importante que você tenha ciência dessas duas modalidades, suas principais características e de que forma elas podem ser úteis para a sua compra de carro. Vamos começar com o consórcio?

O consórcio é uma palavra em latim que significa “associação”, “parceria” ou “sociedade”. Portanto, o consórcio nada mais é do que uma reunião de pessoas que tem um objetivo em comum, como a compra de um carro ou caminhão (veículo no geral).

A lógica por trás disso é a colaboração de um grupo. Ao reunir todas as pessoas que demonstram interesse pela compra, é possível oferecer algumas condições especiais para tornar essa aquisição mais fácil.

Então, os consorciados contribuem de forma mensal para um fundo formado exclusivamente para a compra do carro. Esses pagamentos são responsáveis pela entrega do automóvel para os consorciados, aguardando a premiação de todos.

Com o intuito de gerenciar este longo processo, gerir os valores arrecadados e as entregas das cartas de crédito, surge a figura da administradora do consórcio. Elas cobram uma taxa de administração a fim de garantir que todos sejam contemplados no momento adequado e paguem as mensalidades em dia.

De maneira geral, as suas principais vantagens na prática são:

  1. Não há cobrança de taxa de juros.

  2. Não é necessário pagar taxa de entrada ou taxa de adesão.

  3. Há uma mensalidade definida previamente (sem surpresa no final do mês).

  4. Você tem até 100 meses para quitar (no CNVW é assim).

  5. Oportunidade de antecipar sua contemplação por meio de lances.

Interessante, não é mesmo? Essa costuma ser a melhor opção na hora de decidir entre financiamento ou consórcio.

Financiamento ou consórcio: o que é e como funciona o financiamento?

Agora que você já conhece o consórcio, saiba como funciona o financiamento de carros na prática.

Assim, o financiamento é um acordo financeiro entre o cliente e uma instituição bancária ou financeira. Essa empresa, então, libera a quantia que você precisa para comprar o bem. Da mesma forma que ocorre no empréstimo, são cobradas muitas taxas nessa modalidade, uma vez que o valor do financiamento é um dinheiro emprestado.

Esse tipo de crédito é muito comum na compra de automóveis por ser algo imediato, mas isso tem um preço muito alto, como a presença da taxa de juros, adesão e instabilidade no valor da mensalidade.

No caso das taxas de juros, é interessante destacar que elas podem atingir cerca de 4,5% ao mês, a depender da empresa escolhida pelo cliente. Por conta disso, ao seguir com o financiamento, você deve pesquisar qual agência é a ideal para fechar negócio – evitando taxas abusivas.

Tenha em mente que, dependendo da instituição, você está correndo o risco de ter taxas de juros elevadas na sua mensalidade. Isso faz com que você desembolsar mais dinheiro para quitar o financiamento do carro.

Entre o financiamento ou consórcio, o consórcio não inclui nenhum desses problemas! Você não precisa pagar todas essas taxas no consórcio, uma vez que não há juros ou adesão. Outros motivos que podem desestimular a sua entrada em um financiamento são:

  • Entrada mínima de 20% antes de adquirir o carro.

  • Análise de crédito para receber o financiamento.

  • Incerteza sobre receber o dinheiro.

  • Taxa de juros altíssima, tornando o valor mensal abusivo.

  • Tarifas complementares, como IOF, SPF e outras.

  • Risco de inadimplência.

Financiamento ou consórcio: o que vale mais a pena?

Ter uma visão geral sobre o financiamento ou consórcio é o primeiro passo para decidir qual vale mais a pena. Porém, ficou claro ao longo do texto que o consórcio é a modalidade que melhor se encaixa no seu orçamento, não é mesmo?

Se você deseja ter um melhor planejamento financeiro na hora de comprar o veículo, com certeza o consórcio agregará mais benefícios. Isso porque você não vai precisar se preocupar com a mudança do valor na mensalidade.

Além disso, no consórcio, você tem um maior poder de negociação, uma vez que a compra é realizada com a carta de crédito, um documento que representa o pagamento à vista. Ou seja, na prática, isso significa mais descontos na hora da compra.

Caso sobre algum valor na compra final do veículo, você pode utilizar para pagar algum licenciamento, documento e demais tarifas. Afinal, sabemos que após a compra de um automóvel você precisa arcar com alguns documentos e impostos (como IPVA).

Se você está convencido de que entre o financiamento ou consórcio a segunda opção é a melhor solução, conte com o Consórcio Nacional Volkswagen!

Participe do Consórcio Nacional Volkswagen para comprar o seu carro dos sonhos

O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o CNVW, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!

Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio do CNVW, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.

Simule o consórcio VW para comprar o carro dos seus sonhos!