O que é juro?

O que é juro?

Por definição, juro trata-se de uma taxa percentual incidente sobre um capital investido em determinado período de tempo.

Hoje, qualquer tipo de investimento de alto valor que você faça, envolve juros, exceto o consórcio (acredite se quiser).

O consórcio é usado para comprar bens como carros, a grande vantagem do sistema é que não tem juros. Ao contrário de outras modalidades de compra parcelada, como o financiamento.

Continue a leitura para entender o que é juro e como ele(s) impacta a vida dos brasileiros.

Entenda o que é juro

Para entender, de fato, o que é esta taxa percentual, vamos a alguns exemplos.

Os juros bancários, por exemplo, podem ser divididos em ativos e passivos e representam a compensação devida pelo recebimento de uma quantia em dinheiro.

No caso das contas à ordem e das contas de depósito, a empresa paga ao titular da conta o juro por ter recebido capital em depósito que pode ser utilizado em operações financeiras.

É o caso dos rendimentos de juros, normalmente superiores no caso das contas de depósitos do que das contas à ordem, face às operações financeiras que o banco irá realizar com o capital investido pelos correntistas.

Já a despesa com juros representa um custo e são os percentuais devidos no caso de empréstimos, hipotecas e financiamentos: são os juros pagos pelo cliente à instituição de crédito que desembolsou o valor solicitado.

Normalmente os juros bancários são indicados em percentagem: trata-se da taxa de juro , o montante dos juros aplicados a um empréstimo, ou seja, o montante da remuneração devida ao credor.

Além desse percentual, os juros bancários diferem no regime de capitalização, que pode ser simples ou composto.

Juro simples e Juro composto

Juros simples são o valor pago no final do prazo pré-estabelecido do empréstimo ou depósito, enquanto falamos de juros compostos quando as taxas acumuladas são adicionados ao principal inicial, produzindo por sua vez novos juros.

Como a renda de juros é calculada?

Para calcular o montante dos rendimentos de juros, ou seja, o rendimento do dinheiro depositado numa conta à ordem ou numa conta de depósito, basta conhecer a taxa de juro, o montante do capital depositado e o prazo do depósito.

De fato, para obter os juros brutos, basta multiplicar esses três fatores e depois dividir o resultado aplicando esta fórmula:

Juros = (Capital equipado taxa de juros tempo) / 36500.

Despesas, impostos e taxas para obter o valor líquido remuneração da conta à ordem ou conta de depósito.

Como o consórcio é um investimento sem juros?

Segundo o Banco Central do Brasil, órgão que regula e fiscaliza o consórcio, o processo não tem juros, pois não envolve empréstimos bancários, assim os recursos são provenientes de doações de todas as consorciadas.

Em outras palavras, é um processo de autofinanciamento. Portanto, como os recursos vêm do próprio grupo, não há cobrança de juro.

Taxa de administração

No sistema de consórcio não há cobrança de qualquer tipo de juro. O que é uma grande vantagem para quem quer investir com segurança e planejamento.

No entanto, a administradora do consórcio precisa cumprir os regulamentos do Banco Central e aceitar a supervisão. Todo o processo administrativo e de gestão do grupo inclui os custos de gestão da empresa, para cobrir esses custos cobra-se uma taxa de administração.

Além dos custos administrativos, pode haver uma taxa de fundo de reserva. Garantir a saúde da equipe em caso de inadimplência ou não. Depois que todos são contemplados e o grupo encerrado, qualquer valor do fundo é devolvido proporcionalmente aos participantes (se tiver disponível).

Outro acréscimo que pode estar nas parcelas mensais é o seguro contratado pela administradora. Geralmente é uma garantia dele próprio e de seus herdeiros, por precaução.

Quer aproveitar a oportunidade para adquirir bens de alto valor sem juros? O Consórcio VW é ideal para você planejar a compra dos melhores carros Volkswagen!