Mitos do consórcio

Mitos do consórcio

O consórcio tem se tornado cada vez mais uma modalidade de crédito comum para a compra de bens de alto valor, como é o caso dos automóveis. No entanto, como estamos falando de uma opção recente de compra, ainda existem algumas suposições sobre ela.

Hoje vamos trazer os principais mitos do consórcio para desmistificar alguns entendimentos sobre essa compra planejada. Confira:

Mitos do consórcio: conheça a modalidade

Como o objetivo deste conteúdo é desmistificar grandes equívocos que giram em torno do consórcio, nada mais justo do que começar trazendo um breve resumo sobre essa modalidade.

Inicialmente, destaca-se que o consórcio é uma modalidade de crédito que funciona como uma compra planejada. Assim, você entra em um grupo formado apenas por pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu (como a compra de um carro) e parcela o valor total da aquisição desejada.

Os planos de consórcio variam de acordo com a administradora, mas com o CNVW você tem até 100 meses para quitar o plano. Esse tempo é primordial para você realizar o sonho do carro próprio sem prejudicar as suas contas mensais.

Com isso, mês a mês, os consorciados (os integrantes do grupo) contribuem com uma parte do valor da compra, definido em contrato, e formam a poupança do grupo. Mensalmente, é escolhida uma pessoa para usufruir desse valor, e isso pode acontecer através de sorteios ou de lances.

É neste momento que ocorre a contemplação tão aguardada por todos os consorciados, com o posterior recebimento da carta de crédito. Essa carta representa o valor à vista necessário para a compra do seu veículo, podendo ser um carro ou até mesmo um caminhão.

Uma vez que essa compra é realizada à vista, o seu poder de negociação é muito maior com o vendedor, podendo conseguir desconto. Pronto! O consórcio funciona dessa forma. Bem simples, né? Basta manter os seus pagamentos regulares e pronto, você já está concorrendo à contemplação.

E agora sem mais delongas, vamos conhecer os mitos do consórcio!

Conheça 5 mitos do consórcio!

Agora que você já tem uma noção geral sobre a modalidade, chegou o momento ideal de explorar os mitos do consórcio. Trouxemos 5 exemplos de como essa opção de compra planejada ainda é vista de forma equivocada – mas isso acaba hoje! Vamos lá?

1 - Mitos do consórcio: a modalidade é perigosa por não haver regularização

Um dos maiores mitos do consórcio é a falta de regularização. Para que operem da forma correta, todos os consórcios devem ser regulamentados pelo Bacen, logo, apenas empresas precisam de autorização para prestar este serviço.

O Banco Central não é apenas responsável pela regularização, mas também por disciplinar os processos do sistema, fiscalizar as operações, penalizar os infratores, conceder autorização para o funcionamento e, claro, cancelar a autorização das administradoras quando necessário.

Essas obrigações estão previstas na Lei nº 11.795, ou Lei dos Consórcios. Este documento reúne todas as regras sobre o sistema de consórcio. Isto é, se você tinha algum receio sobre a “falta de segurança” do consórcio, fique tranquilo, pois todos os consorciados são amparados pela lei.

2 - Mitos do consórcio: não tem nenhuma consequência se não houver pagamento

Algumas pessoas acreditam que se não contribuir regularmente todos os meses, não haverá nenhuma consequência. No entanto, saiba que estamos diante de um mito. Primeiro que aqueles que não honram as suas mensalidades não têm direito aos sorteios mensais que ocorrem na assembleia. Em resumo, não há chance de ganhar a sua carta!

Em grande parte dos casos, a falta de pagamento das parcelas pode resultar em multas. Caso haja somente uma parcela em atraso, os juros são calculados com base no tempo não pago. Se a falta de pagamento ocorrer de forma repetida, a penalidade pode chegar ao cancelamento de sua cota.

3 - Mitos do consórcio: demora para ser contemplado!

Isso não é bem um mito, mas também não é 100% verdade. No consórcio, não há promessa de contemplação, isto é, você não entra no grupo sabendo quando será contemplado. Por isso, algumas pessoas acham que isso representa uma demora.

Porém, você já está concorrendo às chances de contemplação desde o momento que chega no grupo. Além disso, ainda há a possibilidade de antecipar essa contemplação, graças ao lance.

4 - Mitos do consórcio: tem muitas taxas

Um dos mitos do consórcio que merece a sua atenção é a ausência de taxas abusivas, como os juros. Nessa modalidade, você conta com poucas taxas, sendo elas a taxa administrativa, fundo comum, fundo reserva e seguro (que é opcional).

A ausência de juros faz com que a sua parcela tenha um valor acessível e fixo, sem surpresas no fim do mês. Por isso, fica bem mais fácil organizar as suas finanças e não prejudicar as suas contas fixas mensais.

5 - Mitos do consórcio: negativados não podem participar

Por fim, o último mito que trouxemos é sobre a não participação de negativados na modalidade. Na verdade, o consórcio aceita pessoas com o nome sujo, porém, essa situação deve ser regularizada no momento da contemplação. A carta de crédito fica retida até essa situação se resolver!

Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen

Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!

Com mais de 40 anos de história, o CNVW oferece garantia Volkswagen para os carros adquiridos com o consórcio, além de outros benefícios, como:

  1. Parcelas que cabem no seu bolso

  2. Sem juros e sem burocracia

  3. Sem valor de entrada

  4. Flexibilidade no uso do crédito

  5. Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos

  6. Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio

O que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio com a Volkswagen!