Consórcio é melhor que outras aplicações financeiras?

Consórcio é melhor que outras aplicações financeiras?

Dar o destino correto do seu dinheiro para investir na compra de carro pode ser uma decisão muito difícil de ser tomada. Isso porque existem tantas opções hoje em dia no mercado para isso que as pessoas se sentem confusas. Por isso, hoje você vai conhecer o consórcio e outras aplicações financeiras, decidindo qual o melhor caminho para o seu dinheiro. Confira!

Conheça as principais aplicações financeiras do mercado

Entender e conhecer os principais tipos de aplicações financeiras é o primeiro passo para investir da forma adequada. No entanto, entre tantas opções de renda fixa e renda variável, qual a melhor maneira de escolher a modalidade mais adequada de acordo com o seu perfil? Para que isso seja possível, é preciso avaliar os riscos e a rentabilidade de cada uma.

É importante explicar que existem dois tipos de aplicações financeiras: renda fixa e renda variável. Entenda como elas funcionam na prática antes de começar a investir.

Aplicações financeiras: renda fixa

Os investimentos em renda fixa são aqueles em que a rentabilidade é definida de forma prévia, isto é, no ato da aplicação. Esses investimentos costumam seguir uma taxa prefixada de rendimento ou acompanhar índices econômicos, a exemplo da Taxa Selic e do IPCA.

Com isso, o investidor já conhece a rentabilidade antes mesmo de investir que vai alcançar em um determinado período. Por esse motivo, os investimentos em renda fixa podem trazer maior segurança, apesar de a sua rentabilidade ser menor.

Aplicações financeiras: renda variável

Por outro lado, temos os investimentos em renda variável, aqueles em que o investidor não sabe exatamente quanto vai ganhar com a aplicação, tendo em vista que não existe uma definição prévia da rentabilidade.

Na verdade, a taxa varia de acordo com as oscilações do mercado, da economia e da lei da oferta e da procura. Ou seja, a performance do investimento varia de acordo com fatores externos. Em razão da sua volatilidade, as aplicações financeiras em renda variável trazem menor segurança do que a renda fixa. Porém, elas também permitem que o investidor usufrua de rendimentos maiores no longo prazo.

Cada uma dessas aplicações financeiras têm o seu ponto fraco: rentabilidade e segurança. Mas você sabia que existe uma opção de crédito que te oferece essas duas características? Estamos falando do consórcio!

Consórcio pode ser um investimento seguro e rentável!

De modo geral, o consórcio pode ser entendido como uma modalidade de crédito que funciona a partir da criação de grupos. Esses grupos, por sua vez, serão formados apenas por pessoas que têm o mesmo objetivo: comprar um carro.

Nesse sentido, o consórcio automotivo funciona da seguinte maneira: primeiro, você escolhe o valor da carta de crédito, que precisa ser o mesmo do carro que pretende comprar quando for contemplado. Assim, esse valor deve ser pago ao longo do período definido.

Na prática, o consórcio é muito parecido com a poupança programada, em que um grupo de pessoas interessadas em comprar um carro se reúne para a compra desse bem. Assim, o valor do carro será parcelado entre os integrantes do grupo.

Porém, atente-se: o valor das parcelas varia de acordo com o custo do carro, da quantidade de pessoas reunidas no grupo e do tempo de duração do consórcio. Outra dúvida comum sobre o tema é a contemplação, que é realizada todos os meses, e o beneficiado desse momento pode usar a carta de crédito para comprar um automóvel novo, dentro do valor pago e das regras do consórcio.

Essa contemplação pode ocorrer das seguintes formas:

  • Sorteio: essa é a forma mais comum de contemplação. Você pode ser contemplado por meio da realização de sorteios, que são feitos mensalmente. Com isso, todo mês um consorciado recebe a carta de crédito por essa forma.

  • Lance: se você está com pressa e não quer esperar muito tempo para ser contemplado, saiba que é possível dar lances para receber a carta de crédito de forma mais rápida. O lance nada mais é do que uma forma de antecipar a contemplação, e de forma geral aquele que oferece o maior valor é contemplado.

  • Fim do grupo e do contrato: após quitar todas as parcelas do consórcio, todos os que não foram contemplados ao longo do contrato recebem a carta de crédito.

Agora ficou mais claro sobre a melhor opção para destinar o seu dinheiro? Dê início a essa nova jornada com uma administradora de confiança, como o Consórcio Volkswagen!

Conheça o Consórcio Nacional Volkswagen!

Se você está em busca de um consórcio para participar e comprar o carro que tanto deseja, o Consórcio Nacional Volkswagen é a opção certa! Essa é a sua chance de comprar modelos populares no país inteiro, como o Taos, Nivus, Gol, Polo, T-Cross, Amarok e muito mais!

O Consórcio Volkswagen tem mais de 40 anos de tradição no mercado de consórcio. Além disso, este é o único consórcio do Brasil que possui garantia VW. Aproveite essa grande oportunidade para dar o primeiro passo na sua nova aquisição.

Outros benefícios do CNVW são:

  1. Parcelas que cabem no seu bolso

  2. Sem juros e sem burocracia

  3. Sem valor de entrada

  4. Aumentar o patrimônio

  5. Não precisa de análise de crédito para entrar no grupo

  6. Flexibilidade no uso do crédito

  7. Contribui para a sua saúde financeira a curto e longo prazo

  8. Possibilidade de comprar carros modernos com valores baixos

  9. Prazo de até 100 meses para quitar o consórcio

  10. Compre uma cota e aguarde a sua contemplação!

Achou simples? Então, o que você está esperando? Simule a sua entrada em um grupo de consórcio de carro com a Volkswagen!