Conheça as versões do ícone Volkswagen Polo!

Conheça as versões do ícone Volkswagen Polo!

Muitas vezes considerado o irmão mais novo do Golf, o Volkswagen Polo cresceu em muitos aspectos recentemente.

A evolução do Volkswagen Polo é uma fascinante história de amadurecimento, abrangendo mais de 40 anos. Continue lendo para conhecer as gerações do Polo, saber quais foram reimaginadas, remodeladas e rebatizadas de algumas marcas de carros bastante surpreendentes.

Vamos lá!

As versões e gerações do Volkswagen Polo

1. Volkswagen Polo Mk1: 1975-1981

Fabricado na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg. A primeira geração, que vendeu 500.000 carros em todo o mundo, era conhecida como Volkswagen Derby.

O Derby teve um face-lift em 1979, quando ganhou para-choques de plástico, uma nova grade frontal e painel, resultando em um veículo semelhante ao Volkswagen Jetta.

2. Volkswagen Polo Mk2: 1981-1994

O Polo Mk2 trouxe a icônica janela traseira íngreme, dando aquela forma clássica de 'vagão'.

Um milhão de Volkswagen Polos foram produzidos em 1983 e três anos depois, esse número dobrou, alcançando uma popularidade bem grande.

3. Volkswagen Polo Mk3: 1994-2002

Este era um modelo completamente novo, disponível nas versões hatchback de três e cinco portas. Partilhava a sua plataforma com o SEAT Ibiza e tinha a planta baixa do Volkswagen Golf. A nova plataforma usava o piso da geração anterior e muitas outras peças mecânicas.

Enquanto o então novo Polo tinha um painel semelhante, bem como as mesmas opções de powertrain do Ibiza, os dois nunca compartilharam nenhum painel de carroceria.

Para 1995, o Polo poderia ser equipado com um novo motor a gasolina de 1,0 litro que foi adicionado à linha. Outros motores disponíveis eram um 1,3 litro, um 1,4 litro, um 1,6 litro a gasolina e um diesel de 1,9 litro. A potência variou entre 44 cv desenvolvidos pela unidade de 1,0 litro a 99 cv com os modelos Classic e Variant.

No início, o Polo estava disponível como hatchback de três ou cinco portas, no entanto, as versões sedan e carrinha foram introduzidas posteriormente.

Muito melhor equipado que seu antecessor, o novo Polo apresentava para-choques na cor da carroceria, retrovisores elétricos aquecidos, filtros anti-pólen, travamento central, faróis de neblina, rodas de liga leve, airbags e apoios de cabeça.

Quatro níveis de acabamento estavam disponíveis no início, o básico L, o CL, o GL e o topo de gama GLX. No entanto, os níveis de acabamento eram diferentes dependendo do mercado.

A terceira geração do Polo foi posteriormente substituída no final de 2001, no entanto, os modelos sedan e hatch foram mantidos em produção até 2003.

4. Volkswagen Polo 5 Portas: 1999-2001

Às vezes, um facelift traz algumas pequenas mudanças que podem ser notadas apenas por especialistas aconselhados.

Para alguns outros, as modificações são tão grandes que você mal pode chamar aquele carro de facelift. A versão reestilizada para a terceira geração do Polo é uma mistura de dois. Do lado de fora, é difícil dizer as diferenças. Mas a Volkswagen afirmou que até 70% do carro era novo. Em primeiro lugar, toda a carroceria foi galvanizada, para melhor proteção contra ferrugem. Depois, há a gama de motores aprimorada e, no final, alguns novos motores.

Alguns painéis da carroceria foram modificados no Volkswagen Polo 1999. Novos faróis e novas lanternas traseiras foram instalados para dar ao carro uma aparência mais premium. Os faróis receberam partes mais arredondadas do que antes. O para-choque dianteiro também foi redesenhado. Novas lanternas traseiras maiores foram instaladas na traseira e o para-choque foi estendido para melhor proteção durante as manobras de estacionamento.

Por dentro, há um novo design inspirado no irmão menor do carro, o VW Lupo, mas com materiais melhores. Quanto aos motores, o motor TDI de 1,4 litros e três cilindros foi instalado na versão de 5 portas. Foi a mesma unidade de 75 cv que atingiu o recorde de eficiência de combustível no Lupo, mas com configurações diferentes e ainda apresentando um consumo de combustível muito bom.

5. Volkswagen Polo Mk5: 2009-2017

A quinta geração do Polo foi lançada no Salão Automóvel de Genebra em 2009. Ele continuou a deixar sua marca no cenário internacional ao longo de 2010, com prêmios que incluem Carro Europeu do Ano e Carro Mundial do Ano no Salão Internacional do Automóvel de Nova York e até Carro Importado do Ano do Japão.

Essa lista impressionante não surpreende, considerando que este Volkswagen Polo era mais longo, mais largo e 7,5% mais leve que seu antecessor. Ele também aumentou a capacidade do porta-malas para e apresentou novos recursos de segurança que o ajudaram a obter uma classificação de impacto de colisão Euro NCAP de cinco estrelas.

6. Volkswagen Polo Mk 6: 2017-2021

A sexta geração desse modelo foi apresentada em 2017.

Desde 2017, o Polo continua a melhorar o espaço da cabine, os motores e a tecnologia do interior.

A sensação de carro grande do novo Polo, juntamente com sua reputação inabalável de confiabilidade e segurança, significam que é a escolha ideal para um primeiro carro ou para transportar uma família com conforto. Como um dos hatchbacks mais vendidos nas últimas quatro décadas, essa combinação perfeita de design e função só pode significar que a popularidade do Volkswagen Polo continuará por muito tempo.

7. Conheça o novo Volkswagen Polo 2023

O novo Volkswagen Polo, produzido em São Bernardo Campo (SP), terá uma aparência frontal levemente alterada, inspirada nos modelos europeus, e contará com uma nova motorização para a versão de entrada. Na traseira, as lanternas continuam no mesmo formato, enquanto o para-choque será levemente revisado.

Aproveite para planejar a compra deste ícone que é o Volkswagen Polo. Para isso, o Consórcio Volkswagen é ideal para você planejar a compra de um veículo VW! Afinal, no consórcio você escolhe o valor que quer pagar por sua carta de crédito e aguarda para ser sorteado.

Aqui, você compra o seu carro sem pagar por entrada e juros, e são parcelas que cabem no seu bolso. O consórcio é a melhor maneira de você usufruir de todos os benefícios de uma compra econômica, do início ao fim.