5 Passos para controlar finanças em 2023

5 Passos para controlar finanças em 2023

Sabemos que o controle financeiro pode ser um desafio para a maioria dos brasileiros, porém, saiba que este não é um problema que afeta somente o seu presente, mas também o futuro.

Sem controlar finanças, você não pode realizar grandes compras, como a aquisição de um carro. Se você deseja melhorar essa situação, confira 5 dicas de como controlar melhor o seu dinheiro!

É difícil controlar finanças para você? Saiba a importância dessa prática

Se controlar finanças é um grande problema que prejudica a sua vida, saiba que isso tem solução!

De modo geral, o controle financeiro nada mais é do que ter o hábito de organizar as receitas e despesas em um determinado período, levando em consideração as contas fixas e as despesas gerais. Esse é um costume importante para saber quanto ganha e quanto gasta por mês, sendo essa a principal razão do descontrole financeiro.

Mas como ter esse controle na prática? Confira 5 dicas importantes para isso!

  1. Você deve controlar finanças a partir de um diagnóstico financeiro

O primeiro passo para controlar finanças é fazer um diagnóstico do seu dinheiro. O que isso significa? Isso indica que você deve reunir em um único lugar todos os seus gastos, despesas e ganhos.

Em outras palavras, pegue um papel ou planilha (o que achar melhor) e anote as entradas e saídas de dinheiro em um mês. Não deixe passar nada! Inclua gastos fixos com a sua casa, contas pessoais, lazer, entretenimento e ganhos (fixos ou extras).

A partir disso, você pode ter uma visão geral sobre as suas finanças e decidir com consciência as próximas escolhas. Digamos que você queira comprar um carro. Neste caso, você pode opinar melhor sobre o valor da parcela mensal a ser paga, sem que isso prejudique a sua situação financeira.

  1. Evite contrair novas dívidas

Sabemos que, por trás de uma tela, é fácil dizer que você não deve contrair novas dívidas, pois quando a necessidade bate à porta não há o que fazer. No entanto, evitar essa prática quando possível é a melhor opção para controlar finanças.

Ao adotar algumas atitudes simples, você evita novas dívidas no seu nome e não compromete a sua carteira. Lembre-se de que usar o seu crédito com planejamento é melhor do que, por exemplo, pegar um empréstimo. O ideal é sempre ter como prioridade realizar as compras à vista, impedindo que as suas finanças cheguem ao efeito bola de neve do endividamento.

Diante de alguma crise financeira, você precisa priorizar o que é necessário. Tudo o que é fútil pode aguardar ou até ser repensado visando algum compromisso financeiro no futuro.

  1. Renegocie as dívidas para controlar finanças

As pessoas que ainda não têm dívidas estão no melhor caminho para controlar finanças. No entanto, se este não é o seu caso e você já conta com algumas dívidas, essa deve ser a sua prioridade para resolver neste momento, a fim de atingir um bom controle financeiro.

De modo frequente, as contas atrasadas trazem novos custos em razão dos seus juros cobrados, o que tira do devedor a opção de economizar enquanto quita as dívidas. Afinal, todo dinheiro será direcionado para as contas e o principal objetivo é zerar essa dívida.

Algumas medidas que podem ser tomadas são a renegociação de dívidas antigas ou parcelamento de fatura (no caso do cartão de crédito). Isso deve ser feito antes de uma grande compra.

  1. Tenha a tecnologia como sua aliada para controlar finanças

Para controlar finanças é preciso ter uma boa organização financeira, uma vez que isso permite que você entenda com o que você está gastando e quais áreas que ativam seus gatilhos de compra.

Os aplicativos de finanças pessoais podem te ajudar a ter uma visão ampla, o que facilita o controle financeiro. Através desses apps, você consegue registrar e controlar todos os gastos da sua rotina, desde as despesas do dia a dia, como alimentação, até gastos com saídas, viagens e lazer.

Outra opção interessante para você é analisar constantemente o extrato bancário e as faturas do cartão de crédito para ter uma ideia de onde você pode economizar e em quais aspectos têm mais liberdade para gastar.

  1. Opte por modalidades de créditos mais acessíveis

Para controlar melhor os seus gastos, antes de realizar uma grande compra opte por modalidades de créditos mais acessíveis, como o consórcio.

O consórcio está sendo uma das modalidades de crédito mais escolhidas pelos brasileiros na hora de comprar o carro dos sonhos. Isso porque o consórcio é uma opção acessível, sem entrada e sem juros para adquirir o automóvel dos seus sonhos!

Nessa modalidade, você entra em um grupo composto que pessoas têm o mesmo objetivo que o seu (como a compra de um veículo popular). Assim, todos devem contribuir mensalmente com uma determinada quantia para formar o Fundo Comum. Este fundo poderá ser usado por todos, sendo escolhida pelo menos uma pessoa por mês para isso.

No caso da Volkswagen, você pode adquirir com o nosso consórcio os carros mais populares, como o Polo, Gol, Nivus, o T-Cross e o Taos. Já se imaginou com algum desses veículos?

Participe do Consórcio Nacional Volkswagen

O Consórcio Nacional Volkswagen tem planos que cabem no seu bolso, oferecendo os mais variados grupos para que você compre o carro dos seus sonhos. Com o consórcio, é possível adquirir o Taos, Gol, Polo, Nivus, T-Cross, Virtus, Voyage, Saveiro, Amarok e muito mais!

Sem juros e sem entrada, você participa de um grupo de consórcio, planejando uma compra tão importante como essa com uma empresa que é reconhecida em todo o Brasil.

Simule e compre o carro dos seus sonhos!